Projetos

  • Seleção de sistemas de tratamento de esgotos no âmbito de bacias hidrográficas a partir de diferentes abordagens metodológicas

Descrição: O planejamento dos recursos hídricos usualmente envolve o gerenciamento de conflitos. Ainda que a gestão deva proporcionar o uso múltiplo das águas, também constitui fundamento da Política Nacional de Recursos Hídricos que a água é um recurso limitado. Neste contexto, surge a necessidade de se atender a diferentes usos em situações nas quais, muito recorrentemente, não existe disponibilidade de água compatível com as demandas. O presente projeto tem como objetivo desenvolver metodologias aplicáveis à seleção de sistemas de tratamento de esgotos no âmbito de bacias hidrográficas. As referidas metodologias deverão permitir o uso combinado de modelos de qualidade de água, técnicas de otimização e da análise multiobjetivo. Ainda que os resultados esperados sejam passíveis de generalização, o projeto de pesquisa será conduzido a partir de informações hidrológicas e de qualidade de água da bacia hidrográfica do rio Pardo, tributário do rio Itapemirim, mais importante sistema hídrico da porção sul do estado do Espírito Santo.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • Análise do regime de vazões dos cursos d'água da bacia hidrográfica do rio Itapemirim

Descrição: A regionalização hidrológica e o emprego de modelos chuva-vazão constituem alternativas metodológicas para a descrição do comportamento da vazão de cursos d?água superficiais, apresentando-se como particularmente úteis para aqueles cursos d?água nos quais as vazões não são sistematicamente monitoradas. Neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo estabelecer expressões regionais para a determinação de diferentes funções hidrológicas (curva de permanência e curvas de probabilidade de vazões máximas e mínimas) aplicáveis à avaliação do regime de cursos d?água da bacia do rio Itapemirim, importante sistema hídrico da porção sul do estado do Espírito Santo. Adicionalmente, pretende descrever o comportamento do regime de precipitações na bacia com auxílio de equações de chuvas intensas, passo preliminar para futuras aplicações de modelos chuva-vazão, estabelecendo-se uma abordagem complementar às funções regionais objeto deste estudo.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • Planejamento integrado de controle e redução de cargas pontuais e difusas de poluição em bacias hidrográficas

Descrição: A legislação ambiental vigente estabelece o Enquadramento de Corpos D’água, instrumento legal criado pelo Plano Nacional de Recursos Hídricos, disposto na Lei nº 9.433/97, que determina padrões legais de qualidade de água com base na classe a qual é atribuída ao recurso hídrico em questão. Por muitas vezes, verifica-se que estes padrões são violados e estes valorosos recursos sofrem com entradas de cargas de poluentes, as quais podem ser diferenciadas quanto as suas respectivas origens de formação e entrada no curso d’água em questão. Estudos de modelagem, planejamento, controle e redução conjunta de ambos os tipos de fontes tem se demostrado um desafio, por demandar dentre em outras coisas, equipe multidisciplinar, alta demanda de dados de entrada, integração de programas, tecnologias, linguagens de programação e modelos complexos. Na literatura averígua-se uma extensa variedade de metodologias sendo aplicadas nesta área do conhecimento, com resultados interessantes sendo associadas aos trabalhos que dedicaram-se a integração de diferentes técnicas, modelos e tecnologias. Esta pesquisa particularmente pretende atuar integrando técnicas de Geoprocessamento na determinação das cargas de origem difusa, integração destas com as cargas de fontes pontuais e modelagem conjunta destas ao longo do corpo receptor, otimização da redução e controle conjunto destas fontes objetivando determinar os valores mínimos de redução destas cargas para que o corpo hídrico atenda o padrão legal estabelecido pela legislação vigente. E por fim, utilizar de linguagem de programação gratuita para implementar as ferramentas acima de modo funcional e prático dispondo -as em Sistema de Suporte a Decisão, intitulado: Sistema de Modelagem de Poluição Pontual e Difusa (SIMPPOD).

 

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910